Desmate Carvoejamento - Região de Grão Mogol
O desmate para produção de carvão é um dos maiores problemas ambientais ocorrentes na região de Grão mogol.
Em nossa região existem muitos proprietários rurais que desejam realizar o desmatamento legal com o intuito de fazer o uso do solo, principalmente, para a pecuária e atividades agrícolas. Mas, como o custo do desmatamento é elevado e vários proprietários não possuem experiência nessa área, a solução que eles encontram é terceirizar o serviço do desmatamento.
Nesses casos o dono da terra assina um contrato deixando como pagamento todo o material lenhoso para que o empresário possa produzir carvão e, com isso, arcar com os custos do desmatamento.
É relevante que todos que estejam envolvidos numa iniciativa como essa entendam que esses cuidados com o trabalhador e com o meio ambiente devem ser sempre levados em consideração. Nas atividades de desmatamento e produção de carvão não se pode pensar apenas na redução de custos e na obtenção de lucros, pois nesses casos muitas vidas estão direta e indiretamente envolvidas e as ações feitas de forma irresponsável podem prejudicar a todos nós.
Video Desmatamento
Etapas da produção de carvão
O segundo passo inicia-se com a instalação das frentes de carvoejamento, que contém as baterias de fornos, os alojamentos, refeitórios e depósitos. Dependendo do tamanho da propriedade e do volume de material produzido no desmatamento pode haver mais de uma frente de carvoejamento. Do mesmo jeito que o desmatamento, a atividade de produção de carvão também precisa ser licenciada pelo órgão ambiental.
A lenha deve ser transportada da área de desmate para as frentes de carvoejamento, onde fica armazenada temporariamente até ser queimada. O transporte da lenha, preferencialmente, é feito em carretas puxadas por tratores.
Os fornos de tijolos têm em geral de 3 a 4 metros de diâmetro e 1,8 a 2,5 metros de altura. Eles devem ficar em área plana dispostos, geralmente, em duas fileiras que podem conter cada uma de 12 a 30 fornos.
O carvão, após o processo final de carbonização que dura em torno de sete a dez dias, é embalado em sacos de linhagem ou de papel e estocado temporariamente à frente dos fornos. Caso ocorra uma chuva, todo carvão deve ser coberto por lona plástica.
Geralmente com 8 st (estéreo) de lenha é possível produzir de 4 a 5 mdc (metros cúbicos de carvão). Isso varia de acordo com o tipo de vegetação oriunda do desmatamento.
Soluções
No transporte de cargas de carvão devem ser obedecidas as regras e normas do Código de Trânsito, principalmente, quanto ao volume/ altura de carga transportada, bem como da necessidade de porte Documento de Origem Florestal expedido pelo IBAMA.
Vários cuidados devem ser dispensados aos trabalhadores para atender a exigências do Ministério do Trabalho e órgãos afins.
Todos devem ter carteira assinada e precisam residir em alojamentos com condições higiênicas e sanitárias adequadas.
É obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) específicos para cada atividade, tais como: capacetes, protetores auriculares, perneiras, luvas, botas, óculos e capa de chuva. A empresa não deve realizar o transporte de pessoas em carretas ou carrocerias de caminhões sem as devidas condições de segurança.


Nenhum comentário:
Postar um comentário