Desmatamento na Região de grão Mogol
O desmatamento e a produção de carvão e de outras atividades não sustentáveis. Alem de atingir espécies vegetais e animais o desmatamento, vem procurando desertificação e diminui os mananciais de água.
Em nossa região existem muitos proprietários rurais que desejam realizar o desmatamento legal com o intuito de fazer o uso do solo, principalmente, para a pecuária e atividades agrícolas. Mas, como o custo do desmatamento é elevado e vários proprietários não possuem experiência nessa área, a solução que eles encontram é terceirizar o serviço do desmatamento para uma empresa reconhecida por sua experiência.
As principais causas do desmatamento são a ezploração de madeira e a exploração da agropecuária. A mata vem sendo derrubada principalmente em razão da exploração de madeira da pecuária extensiva
Outro problema sério, que provoca a destruição do verde, são as queimadas e incêndios florestais. Muitos deles ocorrem por motivos econômicos. Proibidos de queimar matas protegidas por lei, muitos fazendeiros provocam estes incêndios para ampliar as áreas para a criação de gado ou para o cultivo.
A queimada criminosa preparando a terra para o plantio, é bastante nociva. O fogo consome nutrientes do solo e empobrecendo-o, e a fumaça é tóxica contribuindo para o efeito estufa.


Soluçoes
É complicado encontrar uma solução para o problema porque dependemos de áreas para o plantio e produção de alimentos para nossa sobrevivência, então quando falamos em acabar com o desmatamento é bobagem por que e isso depende de fatores complexos que envolvem interesses da economia nacional e intreferência de organimos internacionais que interferem na agroindústria e exploração do latifúndio nacional.
O fato é que a Polícia Florestal devia aumentar a fiscalização nas áreas de maior ocorrência de desmatamentos. As Organizações ambientais já estão trabalhando em função da preservação do meio ambiente, mas as multas para quem promove o desmatamento deveriam ser mais rigorosas.
O reflorestamento é a única alternativa para combater o desmatamento. Sem contar que isso deveria vir da conciência de cada homem que todos os dias derrubam uma árvore. Além das questões relativas ao efeito estufa, outro agravante é aperda do ecossistema da região que prejudica milhares de espécies.
O reflorestamento é um ato de consciência ambiental que deve ser realizado com muita cautela, pois os resultados das intervenções, muitas vezes, podem ser contraproducentes.
Reflorestar significa: Replantar em um lugar onde houve devastação uma mata diferente da mata nativa da região.Tem seu lado positivo: O solo nunca fica sem nutrientes. E tem seu lado negativo: Aquela região fica sem sua mata nativa. Mas o melhor é a Regeneração, que é plantar em um lugar onde a mata foi Desmatada, a mesma mata que foi devastada.

Olá alunos deste grupo (que estudou sobre o desmatamento e a produção de carvão) e professor Ricardo!
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho. Vocês reconhecerem in loco os problemas e apresentaram soluções. Desejo que a partir de ações como estas vocês consigam gerar campanhas educativas na cidade e região para promover a preservação ambiental que é tão fundamental para a vida de todos. Seria muito bom se os governantes conversassem com os alunos e colocassem em prática muitas destas sugestões.
Grande abraço,
Professora Vera – Juiz de Fora
O blog ficou legal, no entanto, poderia ter mais contéudo e ter legendado as fotos. Nota 9. Valeu!
ResponderExcluir